Comunidade de Era Nova festeja São Pedro

A tradição é mantida por viúvas e pescadores da comunidade
Ascom

A comunidade do povoado de Era Nova, em Canavieiras, realizou os  festejos em comemoração ao dia de São Pedro, celebrado nesta quinta-feira (29). As cerimônias religiosas tiveram início com a novena dedicada ao Santo Padroeiro. Nesta quinta-feira, o Padre Pio, da Paróquia de Mascote/São João do Paraíso, celebrou uma missa em homenagem ao santo dos pescadores e viúvas, e acompanhou uma procissão pelas ruas do povoado, encerrando as homenagens aos santos do mês.

Uma das atrações deste ano para os festejos de São Pedro de Era Nova foi a participação da Philarmonica Lyra do Commercio, que se apresentou para os moradores e visitantes. Também teve show da Banda Risco de Amar, seguido da participação de diersos artistas e bandas musicais da região. Nos festejos, o prefeito de Canaveiras, Almir Melo, foi representado pelo Chefe de Gabinete Neivaldo Pinto e pelo secretário Municipal do Interior, Ériston Nascimento.

Em Canavieiras, também é comemorado o dia de São Pedro. A tradição é mantida por viúvas e pescadores, que ainda acendem fogueiras em frente às suas casas, no dia 29 de junho, data em que este Santo é devotado. Além desta data, São Pedro ainda é festejado no dia 1º de janeiro, com uma procissão conjunta dedicada, também, ao Bom Jesus dos Navegantes.

Histórico do santo - Pedro foi um dos 12 apóstolos de Jesus, tendo o dia 29 dedicado a ele. É nesse dia que se rouba o mastro de São João para marcar o fim das festas juninas. Como características do festejo para São Pedro, estão a fogueira em formato triangular e o pau-de-sebo. Na sua lista de missões, São Pedro é o guardião das portas do céu e responsável por fazer chover na Terra. Além disso, protege pescadores e viúvas. Na biografia, ele liderou os discípulos de Jesus e fundou a Igreja Católica, sendo considerado o primeiro Papa.